Se você já passou pela situação de sentar para escrever um post, uma descrição dos seus serviços/produtos ou qualquer material de marketing da sua empresa e ficou encarando a tela sem saber por onde começar você vai gostar muito dessa estratégia.

O que é um Banco de Linguagem do Cliente (BLC)

Um Banco de Linguagem do Cliente nada mais é do que uma coleção de frases e termos que refletem os problemas, dores e dúvidas de seus clientes, ANTES deles experimentarem a solução representada pelos seus serviços e produtos.

Exemplos:

  • “Eu nunca sei o que estou pagando.” Se você é um consultor financeiro para empresas.
  • “Meu carro está com um barulho estranho.” Se você é um mecânico.
  • “Minha conta de água está vindo muito cara.” Se você oferece soluções de economia de água.
  • ”Sinto que não estou evoluindo em minha vida profissional.”Se você trabalha com coaching de carreira.
  • ”Minha pele está com manchas estranhas.”Se você é esteticista ou dermatologista

Apesar de ser relacionado a um conceito antigo “Falar a linguagem que seu cliente entende”, eu gostaria de falar que o trabalho de David Newman serviu de inspiração para eu escrever este post.

Porque criar um Banco de Linguagem do Cliente

Justamente para não esquecer o que realmente importa para os seus clientes e quais são os problemas e dores que eles tem diariamente e que você pode resolver, sempre descrito COM AS PALAVRAS QUE ELES UTILIZAM.

Além disso tem um investimento extremamente baixo (muitas vezes só o tempo) e que você faz poucas mas se beneficia inúmeras vezes.

Como criar um Banco de Linguagem do Cliente

Você deve separar um caderno ou criar documento em um aplicativo de anotações (word, google docs, evernote, dynalist, etc…) em que você vai escrever essas frases e termos.

Todos os envolvidos em atendimento ao cliente devem estar atentos a essas palavras que normalmente descrevem as dores, problemas e frustrações do cliente (antes de contratar suas soluções) e devem colocá-las no BLC para que todos possam utilizá-las depois.

Eu recomendo utilizar alguma forma digital para o armazenamento do BLC, de preferência am nuvem para que não haja perigo de perder o arquivo.

Como usar o Banco de Linguagem do Cliente

Você vai recorrer ao seu BLC em muitas situações, veja alguns exemplos abaixo:

  • Criar um post para redes sociais
  • Criar uma proposta de valor para um prospecto
  • Criar um folder, banner ou cartão de visitas
  • Criar ou atualizar o seu site
  • Enviar um email para um prospecto
  • Criar uma apresentação ou palestra
  • Criar um vídeo para divulgação do seu trabalho
  • Treinar seus vendedores
  • Criar um script de vendas
  • Criar /atualizar a descrição dos seus serviços e produtos

Já deu para você ter uma noção de como o BLC é importante para o marketing da sua empresa e além dos exemplos acima existem outras infinitas aplicações.

Basicamente toda a comunicação mercadológica da sua empresa deve estar intimamente ligada ao seu BLC.

Indo mais a fundo

Além da comunicação da sua empresa, o BLC é um ótimo indicador de novas oportunidades de melhoria e até novos serviços que podem ser criados.

Quando seus clientes repetem muito um tipo de frase/problema/frustração você pode avaliar se seria interessante resolver este problema com um novo serviço relacionado.

Ex. No caso de um advogado, consultor ou coach que atende a proprietários de empresas que repetem a frase:

“Eu entendo o que deve ser feito, mas não consigo passar essa informação para meus colaboradores.”

Um possível serviço agregado seria oferecer um treinamento que atendesse a todos os funcionários da empresa e não só o proprietário.

Exemplos de uso

Voltando a algumas frases que vimos anteriormente exemplo vamos ver como poderíamos utiliza-las:

“Eu nunca sei o que estou pagando.”

Retome o controle financeiro da sua empresa e saiba exatamente o que está pagando após nossa consultoria.

“Meu carro está com um barulho estranho.”

Tenha sempre a segurança em primeiro lugar, se seu carro apresenta algum tipo de barulho estranho traga ele hoje mesmo na Mecânica Do João.

“Minha conta de água está vindo muito cara.”

O sistema XYZ de economia de água é ideal para empresas de médio porte. Se você acha que a sua conta de água está vindo muito cara faça um teste conosco e comprove a eficácia.

”Sinto que não estou evoluindo em minha vida profissional.”

Está buscando subir de cargo a muito tempo e sente que não está evoluindo profissionalmente. O coaching pode ser a solução. Mais de 40 clientes conseguiram uma promoção profissional antes da 8 sessão, que tal agendar a sua primeira agora mesmo?

”Minha pele está com manchas estranhas.”

O laser XYZ900 remove manchas estranhas da pele e sinais de expressão, e você começa a ver os resultados desde a primeira sessão.

ou

Manchas estranhas na pele podem ser um sinal de problemas de saúde. É recomendado visitar um profissional para avaliação o mais rápido possível para evitar o agravamento do quadro clínico.

Finalizando

Espero que você tenha gostado do BLC e que esse conteúdo possa trazer bons resultados nas comunicações da sua empresa.

Caso tenha dúvidas ou sugestões de como aplicar o BLC no seu ramo específico de negócio deixe um comentário abaixo que ficarei feliz em responder.

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