Um blog é uma ferramenta extremamente fácil e pratica de ser utilizada seja por usuários iniciantes ou avançados além de ser também muito acessível do ponto de vista financeiro.

Eu reuni neste artigo os 7 principais motivos que me motivaram a iniciar meu blog e que eu espero que sirvam de inspiração para que você comece o seu também.

Sem mais enrolações vamos la.

1 – Potencializa novos negócios e idéias

Negocios

No mundo dos negócios existem duas certezas que nenhum empreendedor pode negar:

  1. Todos os negócios, grandes ou pequenos, antigos ou novos, focados em serviços ou produtos precisam de clientes.
  2. A concorrência é uma coisa presente em qualquer área de atuação e esta aumentando cada vez mais.

A pergunta que tira o sono de diversos empreendedores é, há muitos, anos a mesma: como me diferenciar da concorrência e atrair mais clientes?

Se você refletir um pouco sobre esta pergunta e estes 2 pontos vai logo perceber que mostrar conhecimento e paixão na área que você se propõe a trabalhar é um diferencial que poucas empresas conseguem passar com clareza, seja em um pitch de vendas, uma reunião ou uma propaganda, e (segundo o marketing de conteúdo) não há nada melhor que um blog atualizado com um conteúdo bem escrito para mostrar que você realmente se importa com o que trabalha e que esta buscando cada vez mais conhecimento e ao mesmo tempo compartilhando este conhecimento com os outros.

2 – Ajuda a construir uma audiência

Audiencia

Muitos modelos novos de negócios surgem a todo momento, e hoje em dia o modelo baseado em uma audiência é um dos que se mostra mais certeiro se realizado corretamente.

Um blog com um conteúdo de qualidade faz com que as pessoas (leitores) queriam cada vez mais conteúdo, e assim comecem a seguir seu trabalho de perto para estar sempre por dentro das novidades e assuntos que você esta escrevendo.

Com o tempo você terá uma base de seguidores fiéis que terão uma probabilidade muito maior de querer realizar negócios com você.

Advogados da Marca

Os membros mais fiéis de sua audiência e que enxergarem maior valor em seu conteúdo, os advogados da marca, vão divulgar seu nome, sua marca, seus produtos e serviços para amigos e parceiros, e ainda poderão te defender quando alguém por algum motivo falar mal de alguma coisa relacionada ao seu negócio.

3 – Ajuda a guardar melhor o conteúdo que estudamos

Estudo

Qualquer negócio de sucesso hoje tem um empreendedor, sócios ou diretores que estudam muito, as novas tendências do mercado de atuação e as particularidades deste mercado, finanças, marketing, gestão, técnicas e métodos para tudo o que se imagina.

Se você é um bom CDF assim como eu, você vai adorar esta dica, pois não há nada melhor do que um blog para organizar as dezenas ou centenas de assuntos que estudamos todos os dias seja na faculdade, cursos, palestras, nos livros e vídeos que assistimos.

Em um blog você pode organizar todo esse conteúdo e ainda colocar um pouco da sua essência na forma de escrever, mostrando que você entende do que fala e que está em constante busca de mais conhecimento.

Você aprende melhor quando ensina

“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.”

Como já disse Cora Coralina (na frase acima), é mais feliz aquele que aprende o que ensina, e sem dúvida a maior prova de que nossos estudos estão sendo proveitosos é a habilidade de ensinar.

Quando você vai escrever um post para seu blog você coloca a prova o que sabe e o que “acha que sabe”, mas não se preocupe, você pode sempre se aprofundar um pouco mais para trazer a melhor forma de explicar um assunto para seu leitor.

4 – Aumenta o tráfego do seu site

Seo

Na maioria dos sites, uma das maiores fontes de trafego gratuito é o google (existem outros buscadores, mas todos nós sabemos que este é de longe o mais utilizado) e para se estar em uma boa posição entre os resultados de uma busca uma coisa é certa: você precisa de muito conteúdo de qualidade.

Apenas descrevendo seus “Produtos”, “Serviços”, “Quem somos” e uma página de “Contato” como a grande maioria dos sites faz fica difícil criar uma variedade de conteúdo que te diferencie da concorrência e faça você estar entre os primeiros no google.

É justamente para suprir esta necessidade que um bom blog entra em ação.

Nele podemos falar sobre qualquer assunto relacionado a nossa área de atuação, nossos produtos, serviços, dicas, novidades e muito mais, gerando uma quantidade praticamente infinita de conteúdo, o que vai ter ajudar, e muito, a conseguir novos acessos.

Além dos acessos pelo google e outros buscadores, quanto mais conteúdo temos, e quanto maior a qualidade deste conteúdo, ganhamos também um grande número de acessos através dos compartilhamentos em redes sociais como Facebook, Twitter e outros.

E só para reforçar, é sempre bom lembrar que quanto mais acessos temos, mais opções temos de converter esses visitantes em leads e consequentemente em novas vendas.

5 – Autoridade

Autoridade

Você já percebeu como um expert de qualquer área tem um poder de influencia sobre as pessoas a sua volta. Normalmente eles conseguem os melhores clientes e as margens de lucro mais altas e isso acontece por um fenômeno social chamado Autoridade.

Uma pessoa ou empresa com autoridade tem suas opiniões mais valorizadas e se tornam referências no mercado em que atuam, e um blog pode ser a ferramenta perfeita para que você adquira autoridade em seu segmento.

Vamos a um exemplo prático, ao escolher entre dois profissionais para fazer um serviço complexo, quem você escolheria:

  • Profissional 1 – Diz que já fez muitas coisas mas não tem muitas formas concretas para comprovar suas palavras.
  • Profissional 2 – Tem um blog com mais de 100 artigos publicados, todos relacionados a assuntos ligados a esse serviço que você precisa e ainda responde a comentários de diversas pessoas com as mais diversas dúvidas relacionadas a ele.

Se você é como a maioria da população, com certeza vai escolher o profissional número 2, mesmo que ele cobre mais caro que o número 1, pois se você tem condições de pagar e precisa de um serviço com qualidade e garantia, essa autoridade do profissional 2 vai pesar muito na balança na hora de decisão.

6 – É um ótimo inicio para um livro

Escrever um livro

Imagine que você tem um blog a 1 ano e escreve 2 posts semanalmente, isso te da um total de quase 100 posts dos quais você pode se basear para estruturar um livro.

Muitos autores modernos relatam que após 1 ano de escrita constante em seus blogs, eles perceberam que em média metade de um livro já estava escrito em formato de posts. Eles então utilizaram estes posts, reescrevendo-os em alguns casos e incrementando-os com informações mais detalhadas em outros, para que com mais alguns capítulos um novo livro estava pronto para publicação.

Autores renomados no mundo do marketing internacional como Seth Godin (um dos maiores gurus internacionais de marketing e marketing digital) e Joe Pulizzi (organizador do maior evento de marketing de conteúdo do mundo) relatam em seus livros o uso desta técnica recomendando que todos seus leitores sigam o mesmo caminho.

Alguns autores também já foram chamados por editoras para escrever um livro baseado em seus blogs de grande sucesso devido a exposição que estes tiveram em seus nichos de atuação.

7 – Plantar e praticar a prosperidade

prosperidade

“É dando que se recebe”

Você com certeza deve conhecer a frase acima, ela faz parte de um dos princípios mais básicos da prosperidade.

Se chegou até aqui você já percebeu com os outros 6 motivos apresentados acima que oferecer um conteúdo de qualidade de forma gratuita através de um blog tem inúmeras boas consequências para você e sua empresa e apesar do termo prosperidade ainda ser tratado como uma coisa mística, existem comprovações que não tem nada de místico, religioso ou espiritual sobre isso.

Pense sobre isso, você oferece um conteúdo de qualidade para seus possíveis clientes, neste processo você tem a oportunidade de se aprofundar e aprender mais sobre os mais diversos assuntos da sua área de atuação profissional, ainda de quebra gera mais trafego para seu site e aumenta a sua autoridade entre seus concorrentes criando inúmeras maneiras de gerar novos negócios com esse processo todo.

E se você assim como eu gosta de fatos ainda mais concretos segue abaixo 3 estatísticas de entidades super respeitadas internacionalmente para confirmar este principio.

Estatísticas

1 – Uma empresa com um blog recebe 55% mais visitantes em seu site.

Fonte: Hubspot

Por experiência própria eu já ví números bem maiores que estes em sites de pequenos negócios, comparando o período antes do lançamento do blog e depois.

2 – Marketing de conteúdo custa 62% menos que marketing tradicional e gera até 3 vezes mais leads.

Fonte: DemandMetric

O marketing de conteúdo que utiliza em primeira mão um blog é sem sombra de dúvidas um dos investimentos de marketing mais baratos que uma empresa pode ter, principalmente se o próprio empreendedor escrever.

3 – 58% das empresas que utilizam estratégias de conteúdo dizem que Conteúdo Escrito Original é o tipo mais importante de conteúdo, superando vídeos e outros conteúdos visuais.

Fonte: Social Media Examiner

Aqui vemos o poder do blog que supera até o dos vídeos nos dias de hoje, é claro que tudo depende muito do público alvo, mas uma coisa é certa ESCREVA SEU PRÓPRIO CONTEÚDO não adianta copiar e colar conteúdo de outras pessoas na internet, copiar e modificar algumas palavras também não é a estratégia que vai te levar ao topo, somente o SEU conteúdo original escrito por você pode fazer isso.

Conclusão

Espero que tenha conseguido expressar a importância que um blog pode ter para você (como profissional) e sua empresa. Estes foram os meus principais motivos e espero que pelo menos algum deles tenha te chamado a atenção e despertado um desejo de iniciar o seu blog também.

Aguardo seu comentário abaixo falando o que achou deste post.

Caso precise de ajuda para criar e configurar o seu blog pessoal ou comercial para que ele alcance os melhores resultados possíveis, entre em contato e conte com mais de 10 anos de experiência em marketing digital e desenvolvimento de sites.

Grato por ter me acompanhado até aqui e até o próximo post!

Uma resposta para “Marketing de Conteúdo: 7 Motivos que me levaram a iniciar meu blog e por que você deveria iniciar o seu também!

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