Por acaso você já percebeu que nós aprendemos algo mais rápido quando vemos alguma pessoa fazer?

Já viu um bebê que começa a bater palmas ou mostrar a lingua, quando alguém a sua volta está fazendo o mesmo?

Então você já viu nossos neurônios espelho em ação.

Como eles funcionam?

Esses neurônios funcionam como um mecanismo primitivo para que possamos aprender coisas e alcançar objetivos.

A famosa inveja boa também tem sua raiz neles, quando vemos alguém consumindo ou utilizando certo tipo de produto como um sorvete ou uma camiseta, subconscientemente nós desejamos nos “espelhar” naquela pessoa e repetir as ações que ela está realizando.

E é baseado nisso que podemos nos beneficiar dessas estruturas para chegar mais perto de nosso público alvo.

Como posso utilizar isso no mundo dos negócios?

Você pode utilizar algumas técnicas super simples para se beneficiar do uso dos neurônios espelho no seu negócio:

Mostre seu produto/serviço, sendo consumido por alguém

  • Se possível utilize imagens de pessoas sorrindo ou demonstrando algum tipo de bom sentimento;
  • Se possível utilize celebridades e/ou pessoas conhecidas de seu publico alvo, pois a familiaridade torna o apelo ainda maior.

Divulgue experiências positivas de consumidores

  • Use e abuse de comentários, deste que sejam autênticos;
  • Uma pequena história sobre como seu consumidor foi beneficiado pelo uso de seus produtos e/ou serviços tem um alto apelo subconsciente.

Trabalhe algum tipo de experiência de teste de seu produto e/ou serviço

  • Se possível deixe que a pessoa teste seu produto e/ou serviço sem custos, durante um período de tempo;
  • Caso não seja possível vale pensar em ter uma unidade a mostra que a pessoa possa conhecer pessoalmente;

Essa é uma das razões pela qual muitas pessoas vão até o shopping conhecer o produto, para depois comprar o mesmo modelo mais barato pela internet.

Mostre como seu cliente pode atingir certo objetivo utilizando seus produtos e/ou serviços

  • Crie histórias envolvendo os benefícios do seu produto e/ou serviço de um modo que ele entenda quais as vantagens de comprar o seu e não o do concorrente;
    • Utilize personagens que sejam parecidos com seus consumidores reais;
  • Crie tutoriais em vídeo ou fotos mostrando o uso e aplicação do seu produto e/ou serviço.

Exemplos de uso

Test drive

Marcas de carros por exemplo, só oferecem modelos completos, os top, para test drive, pois ativando os neurônios espelho nós vamos querer se sentir como naquele momento após o test drive e, caso tenhamos condições, vamos comprar o modelo que utilizamos.

Trial ou período de teste

Nas empresas de software e jogos, é muito comum encontrarmos os famosos períodos de teste onde se pode utilizar o serviço / produto completo ou com pequenas restrições por um certo período de tempo, para que você sinta o benefício e/ou emoção e queira comprar a versão completa.

Para finalizar

Você acha que seu negócio pode se beneficiar com as técnicas apresentadas?

Você consegue se enxergar sendo atraído por campanhas de produtos / serviços baseados nesses conceitos?

Deixe seu comentário abaixo e vamos trocar uma idéia sobre o assunto.


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